Eu, Raquel.

A minha foto
Vila Nova de Gaia, Portugal
Sou uma só, mas ainda assim sou uma. Não posso fazer tudo...mas posso fazer alguma coisa.Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o que posso.

Porquê Logística?

Cada vez mais o mercado requer Logística, pede resposta a tempo, no lugar e na quantidade pretendida, o mercado quer sempre e cada vez mais ser bem servido. E a empresa que serve/ disponibiliza acaba por encontrar retorno, compensação, na fidelização do cliente.

A optimização da produção, do transporte e do armazenamento

Por Carlos Gomis. Responsável da Área de PLM da T-Systems Portugal.
No cenário actual de crise económica global, as empresas deparam-se com a necessidade de reformular estratégias, ponderando meticulosamente quais os investimentos a realizar num futuro próximo.
Desta forma, poderá uma empresa investir inteligentemente no contexto actual de crise? Tal como nos diz um sábio provérbio chinês, «no coração de cada crise esconde-se uma grande oportunidade», e é precisamente nestes momentos que uma empresa deverá planear todas aquelas mudanças que lhe permitirão adaptar-se ao mercado, preparando-se para os novos desafios do futuro. Num momento em que todo o sector encontra dificuldades, poderá ser a ocasião para apostar e mudar.
Actualmente, as empresas perdem dinheiro diariamente ao não disporem de planificações de trabalho apropriadas e ao concentrarem esforços em optimizar localmente em vez de globalmente. A optimização dos sistemas produtivos, de transporte e de armazenagem é uma das áreas de trabalho que poderá permitir reduzir de forma drástica e imediata os custos internos de desenvolvimento e operação da empresa que, em muitos casos, chega a ser de até 80% do seu orçamento.
A simulação de fluxos representa um eficiente método para o desenvolvimento e teste de novos e inovadores conceitos logísticos e produtivos, uma vez que as plantas e as cadeias de transporte são demasiado caras para serem usadas como ambiente experimental e o tempo é demasiado precioso para ser gasto em provas. Neste contexto, surgem soluções informáticas que se apresentam como uma boa solução, permitindo às empresas gerir a informação sobre o produto fabricado, optimizar o desenvolvimento dos modelos de simulação, aumentar o rendimento da empresa, diminuir o tempo do projecto, reduzir os custos na implementação dos testes físicos, favorecendo a obtenção de resultados.
Este conjunto de sistemas aplicacionais autonómos, designado por PLM (Product Lifecycle Management), poderá estar presente em todas as fases de vida do produto e permite a produção simulada em fábrica virtual de um modo combinado, integrado, modular e flexível, sem haver um investimento em infraestutura de produção ou protótipos. Assim, é possivel testar em ambiente simulado de realidade virtual todo o tipo de produção, como sejam linhas robotizadas com menor ou maior grau, incluindo ergonomia de operadores de linha. A indústria da fabricação, logística de transporte, armazenagem e gestão de trânsitos e terminais - aeroportos, portos marítimos, estações, equipamentos - são sectores que poderão comprovar os benefícios do uso deste tipo de software.
Este é, em última instância, o objectivo final das soluções de Product Lifecycle Management.

Sem comentários: