Eu, Raquel.

A minha foto
Vila Nova de Gaia, Portugal
Sou uma só, mas ainda assim sou uma. Não posso fazer tudo...mas posso fazer alguma coisa.Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o que posso.

Porquê Logística?

Cada vez mais o mercado requer Logística, pede resposta a tempo, no lugar e na quantidade pretendida, o mercado quer sempre e cada vez mais ser bem servido. E a empresa que serve/ disponibiliza acaba por encontrar retorno, compensação, na fidelização do cliente.

Sistemas de informação logísticos


A logística tem futuro e eu quero meu futuro na Logística!

Neste módulo começamos por abordar as funções de um técnico de logística, acho que além de precisar de um conhecimento técnico, da logística, também devo de ter algumas características que a meu ver são essenciais para o meu bom desempenho na área. A logística neste momento representa um sector estratégico para muitas empresas, que investem numa melhor formação dos seus profissionais a todos os níveis da cadeia logística. Posso então destacar algumas características que acho necessárias para o crescimento do profissional da área da logística.

O responsável pela logística tem um papel fundamental na empresa. A logística passa por todos os sectores, desde os R.H. de uma empresa, fornecedores, clientes a empresas de prestação de serviços. Como a equipa engloba pessoas de todos os sectores, é preciso, ter um bom relacionamento profissional com todos os profissionais da cadeia. É preciso estar motivado para as mudanças na empresa que levam á melhoria da produtividade e qualidade e na redução dos custos.

A logística já não é apenas um sector operacional, mas sim um caminho para ser competitivo nos negócios. O técnico da logística deve de conhecer o plano estratégico na sua empresa, e quais os seus objectivos a alcançar, precisa também de saber identificar as oportunidades que a sua empresa deve de aproveitar para o seu crescimento.

 Os indicadores servem para medir o desempenho da empresa, na análise e no cumprimento dos objectivos, para que eles sejam alcançados. Os indicadores devem de mostrar sempre a verdadeira produtividade da equipa, já que isto é o que os motivará a obter sempre melhores resultados. Também é importante definir metas para cada indicador, procurar um aumento constante da produtividade, mas sempre realista. Não adianta definir metas excessivamente ambiciosas, que não serão atingidas e apenas vão provocar frustração na equipa.

Com a globalização e devido á velocidade e facilidade com que a comunicação se faz, o movimento de materiais através de fronteiras cresceu muito, veio criar novos desafios para o profissional da logística. Saber falar inglês, assim como outros idiomas, é muito importante, mas tentar entender e respeitar outras culturas é fundamental. O técnico de logística deve de estar sempre actualizado no que se passa no mundo.

A gestão de stock é factor de grande importância para as empresas, e digo mais, uma boa gestão de stock faz com que a empresa possa se tornar mais competitiva no mercado em que actua. Para se entender melhor a importância de um stock bem administrado vou dar um exemplo. Na minha casa compro os produtos e materiais que necessito de utilizar, obedeço sempre a um grau de prioridade, dificilmente compro produtos caros em grande quantidade, compro-os conforme a necessidade. Se os produtos e materiais forem de valor menor e tiverem um consumo grande procuro comprar uma quantidade maior para ter tranquilidade, assim sei que eles não faltarão quando precisar.

Um profissional na área da logística tem de estar sempre informado da evolução das novas tecnologias, não deve de conhecer só as tecnologias que usa na sua função, mas também conhecer outras opções e o que está a ser desenvolvido para o futuro, para poder melhorar todo o seu desempenho.



“Minha gratidão àquele que repartiu os seus conhecimentos, colocando nas minhas mãos ferramentas com as quais abrirei meus horizontes rumo á satisfação plena de ideias profissionais e humanas “


Sem comentários: